Este blog surgiu entre conversas de “buteco”, depois de tanto ouvir as amigas falando sobre desilusões amorosas, aventuras e desventuras sentimentais, trabalhos problemáticos, destinos incertos, “amigas da onça” e demais blá, blá, blás relacionados às incertezas da vida. Resolvemos botar pra fora! Escrever um livro!! Mas... na falta de um editor que compre nossas idéias, um blog é um bom canal pra falar sobre todos esses assuntos e compartilhar com todas as gurias as agruras de sermos mulheres bem resolvidas, no séc. XXI. Sintam-se à vontade gurias e guris pra comentar os assuntos e dar sugestões!!

domingo, 5 de junho de 2011

A Solidão...

Aproveitando o gancho do último Globo Reporter....

Renato Russo disse uma vez: “ Digam o que disserem, mas o mal do século é a solidão...” Acho que ele tinha razão, a solidão é algo inevitável nos dias de hoje, tudo graças as relações frágeis e fáceis que desenvolvemos sem pensar. Solidão me remete sempre a saudade, não sei ao certo o porquê, mas penso que quando nos sentimos sozinhos, estamos com saudades de alguém, de alguma coisa, de um tempo que passou, de bons momentos, ou ate mesmo de alguém que ainda não conhecemos. É a falta de... de amor, de amigos, de companhia...
Acho que posso dividi-las em dois grupo: a solidão - sentimental e a solidão necessária.
A primeira é incontrolável. Ela pode acontecer em qualquer lugar com qualquer um, chega mansa como uma dorzinha de cabeça, um pequeno enjoo que nos incomoda. É aquela que dói, e muito é uma dor profunda, cortante, dóia alma. Existem pessoas que são sozinhas e outras que se sentem sós, mesmo rodeadas de outras pessoas, a solidão é quando perdemos algo dentro de nós. É o vazio, o sentir-se só.
Mas existe também aquela solidão buscada, aquela de estado de espirito, a solidão necessária, aquela a que todos nós deveríamos buscar vez ou outra. É a solidão do pensar, do refletir, do se conhecer. É bom ficarmos sozinhos vez ou outra, olharmos o céu, fazer nada com a gente mesmo, ler, se privar do barulho do burburinho , estar só é uma boa oportunidade para limpar a mente, para criar uma ideia, para organizar a vida. É quando é preciso estar só.
Enfim, ninguém esta livre de ficar só, ou de sentir-se só faz parte da vida, o importante é aprendermos a criar relações mais saudáveis com os outros e com a gente mesmo, curtir inclusive os momentos de solidão atuais ou vindouros, como diria Clarice Linspector:
...Que minha solidão me sirva de companhia, que eu tenha a coragem de me enfrentar

que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo...

Beijo a todos, e boa semana!


Vanessa Dörmann



Posted by Picasa

2 comentários:

  1. Solidão não é nada bom... é um sentir-se vazio, desprestigiado, é um querer sem saber o quê. Mas ainda partilho da ideia do melhor sozinho que mal acompanhado...

    ResponderExcluir
  2. Mto bom o tema!! Gostei das citações ;)

    Essa tal solidão...acho que é muito mito!
    Claro, tem momentos que a gente quer estar com o outro. Dividir experiências, mas tem dias que nada melhor do que o "eu mesma"!!

    Sério!! Eu sou uma ótima companhia pra mim :D
    Só eu sei o que eu quero...ahahahahaha

    ResponderExcluir