Este blog surgiu entre conversas de “buteco”, depois de tanto ouvir as amigas falando sobre desilusões amorosas, aventuras e desventuras sentimentais, trabalhos problemáticos, destinos incertos, “amigas da onça” e demais blá, blá, blás relacionados às incertezas da vida. Resolvemos botar pra fora! Escrever um livro!! Mas... na falta de um editor que compre nossas idéias, um blog é um bom canal pra falar sobre todos esses assuntos e compartilhar com todas as gurias as agruras de sermos mulheres bem resolvidas, no séc. XXI. Sintam-se à vontade gurias e guris pra comentar os assuntos e dar sugestões!!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Relembrando a vida de tripulante

Euzinha, bem faceira no deck dos passageiros!
Ola pessoal! Não sei se vocês estão acompanhando as notícias dos últimos dias, sobre o navio Costa Concordia que naufragou na costa italiana, mas resolvi trazer esse assunto aqui pra mesa do Buteco, porque eu fui tripulante da Costa Cruzeiros durante 08 meses e meio, no navio Costa Victoria (irmão menor e mais velhinho do Concordia) e estou bem chocada com o acontecimento, porque tu não imaginas que um troço moderníssimo daqueles vai afundar (sério, tu até pensa, mas logo descarta a possibilidade).
Bom, na minha opinião o comandante estava querendo aparecer pra alguma ragazza que estava a bordo e neeeem estava na Bridge na hora do acidente. Ou alguém tem a ilusão de que o comandante fica o tempo todo na ponte de comando???? Euzinha vi várias vezes os comandantes do Victoria (sim, no plural, porque eles ficam no máximo 4 meses embarcados e logo são substituídos) dando altos bordejos pelo navio em diferentes horários do dia e, principalmente, da noite.
Enfim, especulações a parte, deixa o capitão que ele já está bem encrencado e apavorado, o que eu queria dizer aqui é que fiquei P. da vida com a forma sensacionalista que a imprensa anda tratando do assunto, principalmente em relação aos tripulantes. É muito fácil sair dizendo que os tripulantes estavam mal preparados e que estavam mentindo pros passageiros. Pô! Pensa só, tu tens mais de 3 mil pessoas sob tua responsabilidade e tu estás percebendo que a situação é grave, tu vais falar pros passageiros que o navio vai afundar? Tu vais apavorar mais de 3 mil pessoas pra todo mundo sair desatinado, passando por cima uns dos outros? Lógico que não, nós somos instruídos pra manter a calma e ajudar o passageiro a mantê-la também.
Os tripulantes recebem treinamentos toda semana, às vezes mais de uma vez por semana, é treinamento contra fogo, contra bomba, simulação de abandono de navio, aliás, esse último é feito também em conjunto com os passageiros, a cada embarque de novos grupos. Agora me pergunta o que a grande maioria dos passageiros fica fazendo durante esse treinamento que dura minutos? Os que vão (sim, porque tem um monte de gente que simplesmente ignora o treinamento), ficam tirando fotos, rindo, passeando pelas áreas da tripulação, dormindo, ou seja, raras são as pessoas que levam a sério.
Portanto, se alguém aí está planejando fazer um cruzeiro pelos próximos dias, a dica é participe do Guest Boat Drill (nome do treinamento para passageiros), prestem atenção às instruções dadas pelos tripulantes, decorem onde ficam os coletes e como usá-los, em que andar do navio e em que lado fica a estação de vocês no caso de abandonar o navio. Enfim, não custa nada e é bem instrutivo!
Voltando ao drama dos tripulantes, eu só desejo que eles sejam ressarcidos como os passageiros serão, porque calcula só, tu passa mais de 8 meses da tua vida trabalhando mais de 12 horas por dia, toooodos os dias, juntando cada centavo na tua cabine (sim, a maioria dos tripulantes guarda o salário na cabine) e o fruto de todo teu esforço afunda com o navio!!! Perda total!? Confesso que esse era o meu maior medo a bordo: e se eu tivesse que sair correndo do navio, como faria para pegar meu dinheiro... rsrsrsrs
 Buenas, pra quem foi bonzinho e conseguiu ler esse post até o final, digo que não abandonem de vez a vontade de cruzar oceanos a bordo de um transatlântico, pois viajar de navio é tri legal – mais pro passageiro do que pro tripulante – tu conhece lugares maravilhosos, inesquecíveis (pra ter uma prova de um dos lugares incríveis que eu conheci, basta clicar nesse link: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/05.051/3891), come sem parar e se diverte muito (isso se tu não pegar um cruzeiro da terceira idade). O navio é sim uma máquina super segura e esse trágico acontecimento com navio Costa Concordia, servirá, certamente, para que eles aprimorem ainda mais as regras de segurança dos navios de cruzeiros.

Ah! E hello gente?! Deixem o Titanic em paz, sem comparações, por favor, pra não dar mais ares sensacionalistas. Querem comparar tragédias? Olhem que nada agradável essa lista que o Yahoo! fez das maiores tragédias marítimas dos últimos 100 anos:

http://br.noticias.yahoo.com/veja-os-principais-naufr%C3%A1gios-dos-%C3%BAltimos-cem-anos-133510404.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário