Este blog surgiu entre conversas de “buteco”, depois de tanto ouvir as amigas falando sobre desilusões amorosas, aventuras e desventuras sentimentais, trabalhos problemáticos, destinos incertos, “amigas da onça” e demais blá, blá, blás relacionados às incertezas da vida. Resolvemos botar pra fora! Escrever um livro!! Mas... na falta de um editor que compre nossas idéias, um blog é um bom canal pra falar sobre todos esses assuntos e compartilhar com todas as gurias as agruras de sermos mulheres bem resolvidas, no séc. XXI. Sintam-se à vontade gurias e guris pra comentar os assuntos e dar sugestões!!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Noite de Ano Novo

Ola! Não, eu não vou falar do filme Noite de Ano Novo (http://www.youtube.com/watch?v=UaBSN_Hu87k) que está passando nos cinemas. Apesar de tê-lo visto e de ser bem bonitinha a mensagem, eu não recomendo, é comercial demais, não vale o ingresso (#prontofalei!). Pretendo falar da noite de ano novo de verdade, afinal, esse é o último post do ano ou o primeiro do ano que vem, como preferirem.

Como estão os preparativos pros festejos de ano novo? Dia desses, numa jantinha entre amigas – daquelas que as gurias organizam pra dar risada e filosofar sobre relacionamentos – chegamos à conclusão de que as “viradas de ano” estão cada vez mais sem graça, já que nós não temos mais pique pra mega festas e dificilmente conseguimos juntar uma galera, porque que nem sempre as amigas estão de férias. Fora que não temos mais paciência pra fazer tooooodas aquelas simpatias da meia noite (mas a roupa da cor certa continua valendo!) e já não esperamos muita coisa do ano “que vai nascer”.
                Uma das hipóteses levantadas pra esse desânimo foi a de que a maturIDADE está nos deixando assim, menos iludidas com a noite de ano novo. Depois que entramos na casa dos vinte, parece que a coisa foi perdendo a graça. Pois é, pensa só, não há nada de muito excepcional, muito menos milagroso nessa troca numérica: sobe uma casinha, chega outro mês e tcharam! Ok, ok, não quero generalizar, muito menos deprimir ninguém! Adoro noite de ano novo, por mais que eu tenha consciência de que não há mágica, há sempre uma esperança, as pessoas ficam mais animadas, rola aquela energia positiva.
Antigamente, na época escolar, acho que esperávamos mais da virada do ano, pelo que ela representava: uma nova série pra cursar (no caso de alguns, a mesma série pra cursar) e se livrar do colégio, novos colegas que iríamos encontrar, além de novos direitos que estavam por vir, tipo, direito de sair pra dançar no sábado à noite, direito de ir ao cinema com as amigas, direito de viajar com a turma... Enfim, conquistas que pareciam muito, quando o máximo que tínhamos era a mesada dos pais.
                Já passei por algumas quantas noites de 31 de dezembro e, pelo que me lembro, elas foram, na sua maioria, bem pacatas, com a família e amigos. Claro, todo mundo tem aquela virada de ano inesquecível, daquelas que contamos pras amigas na mesa do bar e todo mundo se mata rindo. Eu também coleciono as minhas exceções: já passei virada de ano dentro do copo e dentro do mar, já abracei amigos e também desconhecidos, já fiquei presa no trânsito e briguei com namorado, já passeio chorando de alegria e de tristeza, já passei dormindo confortavelmente, mas também no posto médico tomando soro (abafa o caso!!). Não vamos enumerar todas pra não entregar a idade!
                Esse ano (que, pra variar, passou voando), eu deixei a coisa acontecer e, por enquanto, a virada do ano está prometendo (positivamente). Na minha wish list só há o desejo de boa companhia, boa comida e bebida gelada.... Nada mais. Tá, tudo bem, confesso, minha lista é um pouco maior, até porque a mudança de ano é sempre uma desculpa que damos para adiar determinadas coisas em nossas vidas, tudo vai ficando embolado, esperando aquele maravilhoso e promissor ano que chegará e na noite de ano novo abrimos nossas listas quilométricas e “decidimos” que no ano que inicia não vamos deixar de fazer nada. É, somos assim. Eu sou assim! Admitamos.
                Enfim, através de um árduo treinamento e de boa dose de ansiedade crônica, eu tenho conseguido realizar as mudanças que desejo ao longo do ano, sem “empurrar com a barriga”.  Na minha wish list, não tem muita coisa e olhando pra esse ano que passou, cheio de reviravoltas (e como!), não posso deixar de agradecer pelas conquistas que tive e pelas pessoas que apareceram na minha vida. Eu não ganhei na loteria, não passei em nenhum concurso público, ainda não consegui o emprego dos meus sonhos e estou terminando o ano com a conta bancária no vermelho, mas e aí? Eu to viva, tenho saúde, pessoas legais ao meu lado e força, muita força pra seguir adiante e não deixar nada pra depois.
                Sendo assim, na minha listinha pra 2012 tem muita vontade de que as pessoas sejam mais verdadeiras, que haja menos interesses e mais fraternidade. Chega de tentar agradar todo mundo. Desejo ser menos explosiva e impaciente (quem sabe assim eu fico com apenas uma úlcera), mas também desejo não me calar diante das injustiças da vida, ser mais caridosa, comer menos... Tá, eu não sou a Pollyana e nem pretendo me tornar a justiceira, só estou fazendo um exame de consciência, tentando me livrar dos maus hábitos e colocar no lugar deles alguma noção de cidadania, de irmandade.  To bolando uma forma de nunca mais magoar todas as pessoas que eu amo (hard!).
               
                Bom, minha lista segue, e a tua? Já ta pronta? Qual é a tua lista de desejos pra 2012 e pra agora? Afinal não precisamos esperar o clima auspicioso da virada do ano pra começarmos a mudar nossa vida. Lembrei de um pensamento atribuído ao Drummond, que diz mais ou menos assim: para sonhar um ano novo que mereça este nome, você tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente (...). É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre! Todo dia pode ser um ano novo!

De tanto falar em wish list, lembrei de uma das minhas músicas favoritas do Pearl Jam! Lá vai, quem sabe te inspira ;)



Abraços e feliz 2012!!

2 comentários:

  1. Adorei Line!! Tens razão... as viradas de ano vão se tornando menos intensas a medida que a a gente amadurece, hoje percebo que certas alegrias valem muito mais que uma virada de ano badalada. A festa, os fogos são tão pequenos perto da felicidade de se estar ao lado de quem se ama, de pessoas felizes de verdade, de amigos verdadeiros, pessoas que torcem por você e para que a sua lista de realize por completa. Faço meu brinde a meia noite à VIDA, que durante 364 dias nos parece tão normal, mas que no 365º dia, ganha um fôlego novinho, uma brisa que vai nos levar a mais um ano. FELIZ 2012!!

    ResponderExcluir
  2. Lista feita e checada! Agora é só começar a colocar em prática!! Feliz 2012 pra todos!

    ResponderExcluir