Este blog surgiu entre conversas de “buteco”, depois de tanto ouvir as amigas falando sobre desilusões amorosas, aventuras e desventuras sentimentais, trabalhos problemáticos, destinos incertos, “amigas da onça” e demais blá, blá, blás relacionados às incertezas da vida. Resolvemos botar pra fora! Escrever um livro!! Mas... na falta de um editor que compre nossas idéias, um blog é um bom canal pra falar sobre todos esses assuntos e compartilhar com todas as gurias as agruras de sermos mulheres bem resolvidas, no séc. XXI. Sintam-se à vontade gurias e guris pra comentar os assuntos e dar sugestões!!

domingo, 6 de maio de 2012

Butequeira da Rodada: Pati Gastmann!


Pra repetir o super sucesso de seu post anterior, Pati vem arrasando nesse novo texto. Curte só!


Nunca diga nunca


Patrícia Gastmann


Sempre fui adepta de criticar somente após experimentar. Mas mesmo assim tem coisas que nunca iria fazer, outras que nunca iria comer, e outras ainda que nunca iria usar. E falava em alto e bom tom, com autoridade e convencida que nem sob o meu cadáver.
            Um belo dia conversei com uma menina que eu nunca tinha ido com a cara. Coisa do destino, porque jamais iria puxar conversa com aquela loira-oxigenada-convencida-falsamagra-forademoda, e não é que ela puxou assunto comigo. Respondi com cautela, mas logo me entreguei ao bate-papo e nem doeu. Uma querida, quando preconceito meu.

Com a cor roxa aconteceu assim, nunca antes vista no meu armário, me remetia a cor de bruxa e logo a algo tenebroso. Foi só ela entrar na moda e estampar todas as vitrines da cidade que lá fui eu comprar minha primeira blusa roxa. Caso de vida ou morte, não poderia mais viver sem algo roxo no armário. Isso aconteceu com o marrom também, admito. E o meu cabelo, bom esse era virgem, e iria morrer sem experimentar o pecado das tintas. Após muita resistência me entreguei as mechas loiras. E cuidado isso vicia, já estou planejando a próxima coloração.
            Lembra na adolescência, quando o maior mico era quando os pais nos largavam na frente da festa, e a gente pensava que nunca iria fazer isso com nossos filhos. Hoje parece impossível, como saber se seu filinho entrou mesmo na festa, se chegou são e salvo ao destino. Deixá-lo na esquina? Nem pensar, tem muitos marginais por aí. Como mudamos com o passar dos anos.
   E tem ainda aqueles nunca carregados de pessimismo. Sempre achei que nunca iria usar tamanho P, estava eternamente fadada a pedir o tamanho G, e caso não tivesse, bom, daí era sair da loja e me conformar. Muito tempo depois me vejo usando uma blusa tamanho P e uma calça 42, quem diria.
Depois que aprendi que mudar de ideia não era crime, me libertei. E achei tão digno isso de mudar de ideia, quer atitude mais carregada de reflexão, humildade e de sabedoria.  Repito a frase do Barão de Itararé (conforme google) “Triste não é mudar de ideia. Triste é não ter ideia para mudar.” É tão lógico, alem de filosófico.
            Hoje quando escuto alguém dizendo a palavra nunca, sinto pena. Pena de tudo aquilo que ela vai deixar de aprender, de sentir fazendo, pena do pessimismo. Pobre alma se limitando em vida, não se permitindo umas das coisas mais gostosas da existência... experimentar! O gosto doce do desconhecido, tudo bem às vezes amargo e ruim como gosto de alguns legumes que nunca, quer dizer, espero não sentir mais o gosto.

3 comentários:

  1. Adorei o texto prima!! É realmente mto bom a gente ter o poder de escolha e mudar de ideia sem grilos...
    Mas e aí....já que tu estás mudando de ideia assim tão facilmente, que tal irmos naquela sorteveria e tu NÃO pedir aquele sorvete de menta com chocolate, só pra variar! hehehehehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Paty!

    Muito bacana o texto. Mudanças de idéia são a forma mais humilde de dizer que repensamos. Mudar para melhor é a prova viva de que todos podemos evoluir, crescer e ter a capacidade de admitir que errou, que tinha pre conceito e mudar é uma das grandes maravilhas da vida!!

    Parabens amiga!

    ResponderExcluir
  3. Verdade prima, faltou o sorvete de menta... mas vou me defender que já experimentei outros sim e ele é o melhor... hehehehe!

    beijo gurias

    ResponderExcluir