Este blog surgiu entre conversas de “buteco”, depois de tanto ouvir as amigas falando sobre desilusões amorosas, aventuras e desventuras sentimentais, trabalhos problemáticos, destinos incertos, “amigas da onça” e demais blá, blá, blás relacionados às incertezas da vida. Resolvemos botar pra fora! Escrever um livro!! Mas... na falta de um editor que compre nossas idéias, um blog é um bom canal pra falar sobre todos esses assuntos e compartilhar com todas as gurias as agruras de sermos mulheres bem resolvidas, no séc. XXI. Sintam-se à vontade gurias e guris pra comentar os assuntos e dar sugestões!!

domingo, 13 de maio de 2012

SER MÃE



Há algum tempo eu tinha plena convicção de que a maternidade não faria parte da minha doce e serena vida daquele momento. Após alguns anos, conforme também a maturidade foi aprimorando-se, comecei a cogitar a hipótese, mas não sem muitas dúvidas a respeito. Hoje, posso afirmar com quase total certeza que quero passar por essa experiência. 
Engraçado como as coisas mudam com o passar dos anos. Afirmava categoricamente, cheia de mim, que não queria ser mãe de jeito nenhum e como fui resistente à mudança dos meus sentimentos sobre isso. Não sei se são os hormônios ou a maturidade que vem chegando e com ela o instinto maternal.
Confesso que ainda tenho uma certa duvidazinha (por questões externas à maternidade em si, como financeira, social, etc), lá fundo, mas ela passa quase que despercebida.
Esse final de semana foi muito especial. Primeiro, porque passei com a minha mãe, que é o doce mais doce, o perfume mais suave, o presente mais precioso que eu tenho. Segundo, porque, além da minha mãe, estava reunida com todas as tias e algumas primas, todas mães e pude perceber o orgulho, a saudade e a ternura de cada uma com seus filhos, mesmo aquelas que não estavam com eles perto.
Aquela máxima “ser mãe é padecer no paraíso” deve ser verdadeira. Talvez quando eu for entenderei algumas coisas, pois há certas atitudes que, para mim, hoje, são inconcebíveis, há perdões, imperdoáveis, há gestos incompreensíveis. Por isso, quando escuto minha mãe dizer “quando você for mãe, você vai entender”, fico sem resposta.
De imediato me vêm à cabeça que não é assim, que eu não vou aceitar as coisas daquele jeito, que eu não vou fazer isso ou aquilo, mas depois percebo que o amor de uma mãe é maior que os erros que nós filhos podemos cometer. E assim explicam-se tantas coisas.
Por esse amor absoluto e incondicional, só quero dizer a minha mãe que a amo muito e que ela não poderia ser melhor do que é, e, quero desejar, também, um feliz dia para todas as mamis!
           Beijão a todas!

Segue um poeminha do querido Mário Quintana:
Mãe... São três letras apenas

As desse nome bendito:
Também o Céu tem três letras...
E nelas cabe o infinito.

Para louvar nossa mãe,
Todo o bem que se disse
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer...

Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do Céu
E apenas menor que Deus!

Mãe.

2 comentários:

  1. Que lindo amiga!
    Teu post é quase uma extensão do da Pati, sobre mudar de ideia....hehehe
    Lembro bem da gente sentada num buteco desses da vida, pouco tempo atrás, e eu te contanto que estava despertando em mim o desejo de ser mãe e tu afirmava categoricamente que isso não era pra ti, assim como eu tinha feito anos antes! hehehe
    Como muda o mundo e como a gente muda! Graças a Deus...
    Mudança de ideia feita, agora falta o mais complicado: o pai pra criança! Ahahahaha

    Bjks

    ResponderExcluir
  2. Não tenho duvidas de que ser mãe esta em meus planos, numa ideia que sempre tive fixa e bem resolvida. Espero que quando eu tenha os meus filhos, consiga também entender certas atitudes e melhorar como ser humano. Minha mae smepre me diz que só mães entendem mães, e que não há nada maior no mundo do que o amor de uma mãe por um filho. É essa experiencia sublime e esse desapego material em nome de um outro ser que eu desejo muito conhecer..

    ResponderExcluir