Este blog surgiu entre conversas de “buteco”, depois de tanto ouvir as amigas falando sobre desilusões amorosas, aventuras e desventuras sentimentais, trabalhos problemáticos, destinos incertos, “amigas da onça” e demais blá, blá, blás relacionados às incertezas da vida. Resolvemos botar pra fora! Escrever um livro!! Mas... na falta de um editor que compre nossas idéias, um blog é um bom canal pra falar sobre todos esses assuntos e compartilhar com todas as gurias as agruras de sermos mulheres bem resolvidas, no séc. XXI. Sintam-se à vontade gurias e guris pra comentar os assuntos e dar sugestões!!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

EDUCAÇÃO, CADÊ?

Fiquei extasiada com a pesquisa divulgada recentemente sobre o ensino em escolas públicas e particulares, a qual demonstra o abismo no nível de aprendizado pelos respectivos alunos. Essa diferença já era sabida, mas confesso que não imaginava tamanha.

Se as crianças são o futuro do país, com essa educação, que futuro teremos?

Sou fruto de escola pública. Estudei todo ensino fundamental numa delas. Depois, fiz o ensino médio em uma escola particular e pude sentir na pele a diferença. Tenho muito claro na memória o imenso esforço que fiz, principalmente no primeiro ano, para acompanhar a turma que acabara de entrar. Era tudo novo. Escola nova, colegas novos, cidade nova e uma exigência totalmente nova.

A partir daí comecei a ter mais clara a consciência da estrondosa diferença entre ensino público e privado e a enxergar como os políticos desdenham da educação em todo o país. E é inteiramente compreensível, se não fosse irônico, pois que interesse há em investir em educação? Quanto mais educarem, mais difícil será para persuadir os futuros eleitores, sem falar na falta de preparo e interesse dos professores de escolas públicas, não todos, é claro. Sempre há os que salvam essa triste situação.

Tem que ter muito amor para ser professor hoje, porque qualquer outra atividade remunera melhor. Sou filha de professora de escola estadual e sei bem a realidade.

Já falei em outra oportunidade, mas volto a repetir: que tal os políticos trocarem o salário deles pelos de professores? E melhor, que tal pararem de investir em seus próprios bolsos e investirem naquilo para que foram eleitos? Acredito que o salário que os professores recebem hoje seria muito digno para remunerar os políticos, assim, quem sabe, se canditariam para realmente fazer algo de bom para suas comunidades e não para encher os bolsos ou fazer carreira nos cargos eleitos.

Tomara que esse clamor chegue aos olhos de alguém que possa fazer alguma coisa para que a educação se torne uma prioridade (coisa que nunca deveria ter deixado de ser).

Meu sonho é poder viver o suficiente para poder dizer que a educação do Brasil, principalmente nas escolas públicas, é excelente. Eu sonho...

domingo, 21 de agosto de 2011

Butequeira da Rodada


Butequeira da Rodada - Tais Pizzato Pinheiro!
Seja bem vinda Tais, ao Butequinho das Gurias, fique sempre a vontade pra participar do Blog, comentando, ou enviando mais textos...
Valeu!!

Quem viaja seus males espanta

Viajar pelo Brasil e pelo mundo é o desejo de muita gente. Algumas vezes por medo, por falta de dinheiro ou por comodidade (ou os três juntos, por que não?!), esse sonho vai sendo adiado a cada ano que passa, mas acredito que isso deveria ser uma prioridade na vida de qualquer pessoa e em qualquer idade. Quem viaja se liberta de preconceitos, de tabus, de gostos, de medos. Viajar é tornar-se um desconhecido para os outros e para si mesmo.


Viajando você come ovo frito no café da manhã, usa aquele vestido brilhoso para jantar, passeia na chuva sem se importar, vai ao supermercado e experimenta novos produtos, faz amizade com a menina que atende ao caixa, e isso muitas vezes arranhando uma língua que nem é a sua! Viajando você dorme em albergues, usa banheiro público sem se importar, come carne de javali, experimenta uma cerveja feita de ingredientes loucos, costura os próprios botões, lava as próprias calcinhas (no chuveiro, é claro!). Viajando você erra na pronúncia, se confunde com o fuso horário, dirige atenta a um trânsito que não é o seu. Viajando você é reinventado!
É impactante ver monumentos famosos de pertinho, ver aquela praia que antes existia só no nosso imaginário, assistir a um show folclórico que antes foi lido e relido de uma revista, visitar um museu que antes foi estudado de um anúncio de uma agência de turismo qualquer, mas ver não é só o que interessa numa viagem. Sair de casa é a oportunidade de sermos estrangeiros e independentes, e esse é o melhor e maior souvenir que trazemos na bagagem. Viajando é que descobrimos nossa coragem e atrevimento, nosso instinto de sobrevivência e conhecimento. Viajando é que renascemos! Para nós e para os outros que nos esperam na volta...


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Aperitivo!

Olá galera!
Hoje é sexta-feira!! Dia de começar a pensar no fim de semana!
Não poderia ser outra a minha sugestão que uma horinha no cinema para ver OS SMURFS!
Acredito que (quase) todos da geração 80 vão querer ver ou já viram.
Eu ainda não vi o filme, mas confesso que estou animadíssima para ir!
É isso então, Os Smurfs no cinema!
Bom fim de semana!

www.smurfs.com.br

domingo, 14 de agosto de 2011

As listas da minha vida



Recebi essa semana de uma amiga, um link muito interessante referente a uma lista, juro que hesitei um pouco pelo titulo “ 10 prováveis motivos pelos quais você esta solteira”, hesitei porque falar em solteirice nem sempre é algo confortável... sempre gera controvérsia e dessa vez não foi diferente.
Juro, me peguei fazendo caretas estranhas, mas é porque as vezes a verdade está tão na cara que encomoda, mas também ria muito em alguns itens completamente sem noção, enfim...
O fato é que a internet esta repleta dessas listas de conselhos amorosos ou de respostas e justificativas, chame como quiser, não estou dizendo que não me diverti com essa e com tantas outras que encontrei , mas cheguei a conclusão que a maioria delas faz sucesso e recebem centenas de seguidores pelo simples fato de que são nossas próprias experiências ali listadas em ordem alfabética, você jamais concordaria com alguma coisa que não soubesse, essa é a verdade, todas repletas de coisas que devemos saber, a verdade é que já sabemos.
Elas estao recheadas de experiências iguais as nossas, não são novidades, mas talvez seja esse medo do ser humano em acreditar mais em si, e no seu feeling ,nos convencemos mais lendo e ouvindo as certezas fornecidas por estranhos, listadas em blogs e sites tentando nos fazer enxergar nossa própria história. O nosso dia a dia esta repleto de listas, listamos mentalmente todos os atributos daquele gatinho que estamos de olho a tempo, ou todas as coisas legais que fazemos com o nosso namorado, ou ainda listamos para as amigas as dez coisas que mais odiamos que os homens façam. Ai vai uma dica.
Liste você as coisas que mais te agradam nos homens, liste também aquelas que você abomina, crie uma lista com as atitudes imperdoáveis, e com os carinhos que você mais gosta de receber , com os carinhos que mais gosta de dar, liste suas melhores baladas, liste as coisas que deixam você louca e aquelas que te fazem suspirar... isso tudo será uma boa forma de você se conhecer melhor, de saber apreciar o que quer de verdade, o que você atura simplesmente e aquilo que jamais vai permitir. Se os homens são todos iguais, e gostam das mesmas coisas e todas as mulheres já sabem disso, por que será que ainda tem tantas pessoas a procura de alguém? Será que um bando de listas resolveria o problema de encontrar alguém como você procura? Ou seriam capazes de definir os seus erros frente à vida? Acho que não, cada um de nós tem uma lista íntima que precisa ser analisada, conheça a sua, revise-a regularmente, quebre certos tabus bobos , liberte-se um pouco mais e a cada dia, crie uma nova lista a ser cumprida e se não conseguir segui-la, não se preocupe, crie outra chamada... “dez maneiras de seguir uma lista” e continue tentando...

Beijão a todos, e até a próxima.

sábado, 13 de agosto de 2011

Aperitivos du Butequinho!!

Pessoal, eu sei que tô atrasada, aláas, atrasaíissima afinal o post do aperitivo teria de ter saido na sexta, mas como eu sempre digo "antes tarde do muito mais tarde...".


Minha dica na verdade é para o dia de amanhã, domingo é Dia dos Pais, e sugiro que você dê um grande abraço no seu. Você e seu pai não estão se falando direito? Não faz mal, ele tá longe? Não tem problema pega o telefone e liga pra ele. Relações familiares são dificeis, ninguém nunca disse o contrário, mas as perdas familiares são piores, as distancias são criações nossas. Com o passar do tempo a gente descobre
Com o passar do tempo a gente descobre que pai não é super heroi, mas quebra sempre um galhão, percebe que pai não é invencivel, mas que sempre tem força pra dar um colinho.
Se seu pai não esta mais nesse plano, não deixe de falar com ele, reze e diga a ele o quanto você o ama, porque saudade e amor são eternos e nada melhor do que celebrar uma vida após a vida com atitudes de amor.
Que vocês possam passar um maravilhoso dia dos Pais, seja com pai, mãe, avô, avó, tios... enfim, com todos os familiares que você ama... porque familia serve pra manter a gente perto mesmo que longe.

Feliz dia dos Pais!

Um beijão a todos,
até a proxima.

domingo, 7 de agosto de 2011

Dia cinza no Boteco


Já faz mais de 06 meses que escrevi este texto, na época uma amiga tinha perdido seu pai e, como um desabafo, cheguei em casa e coloquei umas palavras no papel. Eis que, meses depois, vejo a mesma situação se repetir: 02 amigas minhas, tão novas, são obrigadas a se despedir de seus, igualmente novos, pais...

Apesar de este ser um espaço de alegria, acredito que vale a reflexão:

Recentemente fui ao enterro do pai de uma amiga. Observando aquela situação, indaguei: meu Deus, tão jovem e sem pai. Por que tem que ser assim?
Como somos seres humanos sensíveis, olhamos ao nosso redor, e, fatalmente, nos sentimos privilegiados por poder dizer “bom dia” a um pai e a uma mãe. É sempre assim, quando nos deparamos com os acontecimentos alheios e com as fatalidades da vida, nos damos conta de como aquela pessoa é importante ou foi importante pra nós.

Os pais não deveriam morrer até que seus filhos fossem bem criados, já com seus filhos e com sua vida estabilizada. Os pais não deveriam morrer sem conhecer a família que o filho iria criar, sem viver todos os momentos especiais que seus filhos lhe dariam de presente: a formatura, o casamento, os netos e tantas outras conquistas.

Os pais são nossa base, a palavra de incentivo: “Vai filho! Voa alto! Cai, se recolhe e vem aqui junto de mim se refazer”.
O colo dos pais será sempre nosso ninho, o primeiro lugar. A casa dos pais é como a cidade natal, sem nem mesmo estar na cidade natal. É o passado, recheado de nossas memórias, aquelas que nós não lembramos, dos momentos em que éramos um quase nada, que éramos tão indefesos que se nossos pais, simplesmente, nos abandonassem não sobreviveríamos.
Não sei o que dizer para minha amiga. Não encontro palavras de conforto, só tenho o abraço que deseja proteger daquele momento, pular o filme para a seqüência seguinte.

Quando a gente vê os que amamos indo tão cedo, tão antes do esperado, como que saindo de fininho no meio da história, só nos resta pensar que estava no destino, que a vida se cumpriu. Só me resta esperar que dessa dor saia alguém mais forte, mais consciente da fragilidade da vida e da eternidade do criador.

Desculpem-me se o “Butequinho” hoje está cinza e silencioso, mas este espaço que sempre está cheio de alegria, provocações e opiniões, também tem seus dias de chuva, de copo vazio e cadeiras desocupadas....

Para minhas amigas, que certamente sabem que estou falando para elas, deixo um vídeo com a única coisa que podemos oferecer agora: A AMIZADE!


Beijos e uma semana mais calma, para todos nós...

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ogros ou Príncipes?


Pela absoluta falta de assunto para escrever alguma coisa no meio de um fim de semana mega, hiper, ultra corrido e cansativo, me ocorreu a situação que vou falar logo a seguir. Já adianto que gosto é gosto, como diria uma “véia” chupando sabão.
Alguém já teve a impressão de ter ficado com um cara muito afeminado? Não to falando de gay, só de afeminado mesmo. Eu já! rsrs E confesso que é um pouco desnorteante. Sei lá, talvez eu ainda esteja acostumada com aquela imagem de homem másculo e qualquer coisa diferente disso me parece estranho.

 
Sabe aquele cara bonitão, todo arrumadinho, alinhado, combinando o modelito, perfumadinho, praticamente um príncipe? Parece ótimo, né? Mas, de repente, você vê que ele faz as unhas, a sobrancelha e, como já tá pegando moda, se depila. E depila lá também!
Tudo bem que um “Toni Ramos” não é a coisa mais linda do mundo, mas têm certas coisas que são características de homem. E fazer uma ou outra dessas coisas, tudo bem. Agora, todas juntas, não dá, né?!

É bem provável que muitas meninas vão discordar de mim, mas eu sou bem mais os Ogros. rsrsrs Homem tem que ter cara de homem, jeito de homem e fazer coisas de homem.

Garotos, não se preocupem tanto em ficar lindos e hidratados. A gente gosta de poder dar um toquezinho de vez em quando sobre suas roupas, corte de cabelo. Não queremos ficar conversando sobre qual o melhor creme praquele tipo de cabelo ou qual tipo de depilação é melhor, ou, quem sabe até marcar uma hora na manicure juntos. Isso a gente gosta de falar com nossas amigas ou amigos gays!
E então, gurias: Ogros ou Príncipes?
Um brinde a quaisquer sejam os que escolherem!
Ah! E sintam-se à vontade em se manifestar meninos, sem ressentimentos. rs
Beijos e até o próximo!
Denise Bravo.