Este blog surgiu entre conversas de “buteco”, depois de tanto ouvir as amigas falando sobre desilusões amorosas, aventuras e desventuras sentimentais, trabalhos problemáticos, destinos incertos, “amigas da onça” e demais blá, blá, blás relacionados às incertezas da vida. Resolvemos botar pra fora! Escrever um livro!! Mas... na falta de um editor que compre nossas idéias, um blog é um bom canal pra falar sobre todos esses assuntos e compartilhar com todas as gurias as agruras de sermos mulheres bem resolvidas, no séc. XXI. Sintam-se à vontade gurias e guris pra comentar os assuntos e dar sugestões!!

domingo, 17 de julho de 2011

Cabelos femininos


Que luta. Sim, é exatamente assim que defino o dia a dia das mulheres com seus cabelos. Não conheci até hoje nenhuma mulher que fosse capaz de dizer “sou feliz com meu cabelo exatamente como ele é.” E isso pelo simples motivo, de que nós mulheres somos eternas insatisfeitas, nada em nenhum momento está exatamente perfeito, pode parecer meio piegas, mas essa eterna insatisfação faz das mulheres os seres mais mutáveis da Terra.
Minha guerra com meu cabelo começou cedo, muito cedo segundo os relatos de minha mãe, descobri que aos doze anos havia solicitado aos meus pais meu primeiro alisamento, nome dado nos tempos áureos para a futura escova progressiva, claro, sem o formol e outras relíquias tecnológicas da bioquímica. Claro, seria eu mais uma jovem pré adolescente em pé de guerra com seus lindos cabelos cacheados, e que teimosamente persistiam em não ter pouco volume.
Após a primeira tentativa, fracassada, já aviso, pois aqueles produtos faziam tudo no meu cabelo, deixavam ele fraco, opaco, sem definição, tudo, menos liso. Fiz mais uma ou duas tentativas, todas fracassadas. Parti para a cor, não satisfeita com as bombas químicas jogadas a bel prazer, fiz mechas, largas, finas, nas pontas, no meio e onde mais pudessem aparecer, tudo para tentar ser um pouco diferente do que eu era.
Cabelos meio loiros, ruivos, avermelhados, meio roxo ...ufa, cansei, cansei mesmo... voltei a minha cor original, que era?? Ahh sim cabelos pretos e cacheados... ah se eram cacheados...
Decidida a dar uma reviravolta na minha vida, aos 18, 19 anos parti para o corte. Cortei os cabelos curtos, curtinhos mesmos tudo para comemorar a formatura do colégio e a minha entrada no mercado de trabalho. Foi um choque, para a família, os amigos, muito choro e lamentação pelos cachos caídos ao chão, mas já estava feito e eu com minha certeza juvenil de que cabelo sempre cresce.
Esse período pós-corte é que foi o mais marcante... nossa como demora pra crescer o cabelo, que paciência, que guerra diária para acertar as pontas, para esperar acertar um novo corte, para segurar outras tesouradas futuras, para manter a auto estima.
Como tudo na vida, o tempo passa e cura todas as dores e principalmente as esperas, enfim o cabelo cresceu, os cachos voltaram e a idade, ela que sempre traz algum tipo de amadurecimento, me fez aceitar meu cabelo cacheado, com todas os cuidados e atenção que eles precisam.
Não foi fácil, e como mudanças no cabelo fazem parte da minha evolução feminina, hoje, cansada dos trabalhosos cachos, sou uma mulher progressiva, sim sucumbi à escova progressiva e admito, ainda não estou feliz. Embora o trabalho seja menor, os cuidados são mais simples sou refém do secador de cabelo, que adora aquecer os meus neurônios para que meu rico cabelinho fique mais liso, mais baixo e menos rebelde, como eu disse no inicio somos eternas insatisfeitas além da pequena fortuna que foi gasta nestes anos todos, sinto-me feliz por estar insatisfeita, somente assim posso dar-me ao luxo de ser a cada tempo uma nova mulher.
Admito que rezo todas as noites para a Nossa Senhora do Cabelo Danificado, pedindo força e proteção aos meus queridos fios e que eles resistam por toda a minha vida.
Amém.
 Vanessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário